A dimensão das saudades do M.

diário, escrita, reflexão

   Durante a aula, numa das minhas procuras pelo equilíbrio que só aquele anjo me proporciona, desafiei o M.

— Tens muitas saudades do pai?

— Claro. Ele está tão longe! Não o posso dividir contigo, mas posso ser teu irmão e dividimos o meu quarto.

— Ok, fico muito contente. Como sabes, o professor já não tem pai e é sempre bom ter um irmão, mas podes continuar com o teu quarto tal e qual como está.  (Ele sorriu!) Somos irmãos e amigos. Eu tenho de continuar na minha casa pois cuido da minha mãe e avó. Sabes, quando mais novo do que tu, também o meu pai esteve no estrangeiro, pelo que sei o que sentes. Sempre que pretendas podes escrever uma mensagem ao professor. Se pudesses quantificar, qual o tamanho ou a dimensão das tuas saudades?

M. não respondeu e regressou à leitura do livro.

— Então, não respondes à pergunta do professor?

Não sei responder! – disse com uma expressão triste por não conseguir satisfazer o que lhe pedira.

— Porquê?

— Então, elas são tantas que não tenho braços do tamanho dessas saudades.

Senti-me comovido com aquelas palavras, raras nos nossos dias. Contive uma lágrima, um forte abraço e um beijo na testa. Infelizmente, nos nossos dias, neste país, qualquer gesto pode ser confundido com pedofilia.

— Dizes coisas tão bonitas M.! O pai também tem saudades tuas e podes sempre “matá-las” pelo Skype. Espero que a vida te mantenha assim, doce, criativo e meigo.

   Pena a vida ser cruel e não podermos acompanhar as transformações das nossas crianças/adolescentes.

as-children-1822704_1920

Foto de Pixabay

One thought on “A dimensão das saudades do M.

Deixe a sua opinião.

