A minha opinião – Filme Divinas (2016)

artigo, escrita, opinião

 

112499173_o

Les Divines (2016)

      De agosto deste ano, Divinas está disponível no Netflix. É ainda um filme com a sua chancela, vencedor de um prémio no festival de Cannes. Tratando-se de cinema francês, não se destina a todos os públicos, desde a temática à escolha dos atores. No que me diz respeito, trata-se de uma obra de arte a utilizar e explorar com os alunos nas aulas de formação cívica. Isto numa perspetiva profissional, claro está!

      Os atores deste drama são pessoas comuns, magricelas, obesos, cabelos mal cortados, mal penteados,… Um retrato fiel dos nossos dias e do contexto da história. Na verdade, dado ter trabalhado com uma turma idêntica, em nada me foi difícil realizar a projeção para a história no início. Estamos num bairro da periferia e acompanhamos a vida de duas jovens em risco. De famílias disfuncionais, provavelmente emigrantes, de cor e de uma religião temida por muitos, a escola nada lhes diz. Perante os mestres, a postura é defensiva e agressiva. Há o desejo de ascender socialmente sem nada ou pouco fazer, na revolta face aos parcos salários praticados em muitas profissões, o que se reflete no baixo poder de compra e condições de vida muito agressivas, devido à crise que se vive em alguns países da Europa.

      O abandono escolar, o mundo da droga e os confrontos entre a polícia e os membros dos guetos/bairro são uma realidade das sociedades civilizadas, tão bem retratados em Divinas. A analisar e refletir.

      Como um toque de mágica, um amor platónico. Assim o expresso pela diferença de idades. A dança é a forma de transmitir todas as sequências de um ritual de acasalamento, assim como as emoções verbais ou não de duas personagens. Um dia, os caminhos podem divergir…
Assista ao trailer aqui.

Anúncios

4 comentários sobre “A minha opinião – Filme Divinas (2016)

Deixe a sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s