Coisas de Criança

diário, educação, escrita

Hoje, comecei a prestar apoio direto, entre outros, a um menino de 7 anos hiperativo e deliciosamente “criança“.

Entrei na sala de aula e sentei-me junto dele. Já nos tínhamos conhecido noutro dia. A professora titular deu-nos os materiais a trabalhar e informou-me que a criança não tinha tomado a medicação, pelo que devia ignorar certas atitudes.

Abracei-o e dei início ao trabalho, recorrendo a um tom de voz meigo e calmo, introduzindo assim a tarefa.

– Sabes, tenho piolhos! – informou-me logo no início, como se de uma guerra se tratasse.

– Não faz mal. Em casa, com a mãe usas um champô adequado. – respondi.

Na minha “inocência” de adulto pensei que ele estivesse preocupado com alguma forma de transmissão dos parasitas, uma vez que as nossas cabeças estavam muito próximas.

wood-93179_1920

Passados instantes,

– Sabes, tenho doenças.

E tomo medicamentos. Muitos! – voltou a informar-me, como se de uma peste se tratasse.

Entendi que, a tudo o custo, queria-me fora dali, para assim não fazer as tarefas propostas. Decidi entrar no jogo e num espírito de incutir regras disse-lhe:

– Sabes, tenho doenças, tomo medicamentos… e também tenho piolhos!

Tirou uma camisola e respondeu-me com a seguinte observação:

– Tu és velho!

Dei comigo a pensar “Ainda na outra semana, um aluno ficou admirado porque… eu tinha mais de 16 anos”.

– Velho?! Mas nem tenho rugas. Observa!

Prontamente perguntou:

– Tu já tens 20 anos?

Agora que todos escrevem livros, deverei eu fazê-lo revelando os meus segredos, no masculino, para uma aparência mais jovem?

 

5 comentários sobre “Coisas de Criança

  1. Respondendo à questão da “velhice”, os miúdos são tramados. Muitas vezes temos de saber ignorar uma ofensa e levá-la na brincadeira 😛 Mas quando falam em velhice é sempre muito relativo hehehe
    Quanto ao resto, é triste que uma criança use os argumentos “tenho piolhos” e “tenho doenças” pensando que afastará o professor. Na realidade, ela sabe que essas frases afastam muitas crianças [por culpa dos adultos que as educam] e infelizmente alguns professores (só os maus professores, os bons não desistem tão facilmente ;))
    Olhe que escrever um livro era uma boa ideia, com o registo de respostas engraçadas que ouve dos seus alunos, acredito que sejam imensas!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu ri imenso com este miúdo. Talvez por não estar habituado ao nivel etário. Nunca me ocorreria tais ideias nem teria tamanha “lata”. Uma criança simples, de origem muito humilde e que foge a “7 pés ” da leitura e escrita.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Porque no “nosso tempo” as coisas eram diferentes. Havia respeito pelos professores, eu lembro-me de fazer piadas sobre professores fora da sala, entre alunos. Mas ai de nós que o professor (ou os nossos pais) sequer sonhasse(m) que estávamos a dizer tal coisa.. Hoje em dia não há respeito. E se alguns são engraçados, outros nem tanto..
        Eu, graças a Deus, nunca apanhei nenhum mau (porque os maus não têm atenção em casa e não são colocados em explicações), só apanho os preguiçosos engraçados, como me parece que seja este caso.
        Mas ainda ontem a minha miúda me contou que uma colega andou a fugir à professora dentro da sala de aula, por entre as mesas.. Uma miúda exemplo de extrema má educação e falta de respeito! Eu tenho pena dos professores que lidam com ela..

        Curtido por 1 pessoa

        1. Infelizmente esses são cada vez mais. Regra geral, aqueles a quem presto apoio. A consequência do destacamento para cuidar da avó e mãe. Nem no meu ciclo de ensino e disciplinas sou colocado. Acabei de chegar a casa e confesso-me esgotado. Pelas alterações em 2 alunos logo previ que a minha avó estivesse em crise de Alzheimer. Um, com intervenções dissimuladas, pondo-se a jeito para que os colegas o gozem. O outro, mesmo dizendo-lhe que a introdução da composição estava errada e que dela devia constar xyz, nada apagou (afinal ele é que tinha razão!) e evitou mostrar o resultado do seu trabalho à professora. Durante o dia, na execução das tarefas pensou enganar-nos, fingindo fazer o pedido enquanto, na realidade, escrevia o seu nome. Para finalizar o dia, outros dois. Feito o intervalo, eis que decidiram começar a comer laranjas na sala de aula. Logo os proibi alertando para as regras da turma. Ao virar costas, eis que se dirigiram ao caixote do lixo com um “vai-te lixar” e deram continuidade à tarefa. Escusado será dizer que não gostaram de segunda repreensão e que a comida apenas não voou por respeito à quem não a tem. Somos nós que temos de ensinar o que deve vir de casa? 😤

          Curtido por 1 pessoa

Deixe a sua opinião.

