Doentes Terminais, o Luto e o Tempo

artigo, escrita

   Esta publicação tem como ponto de partida momentos de dor, de um amigo, os quais foram-me relatados por ele por escrito e devidamente autorizados para publicação. Coincidem com os que há um ano e alguns meses vivi com o meu pai.

   Com esta publicação, não pretendemos desmotivar os guerreiros que, à semelhança da minha mãe, lutam ou lutaram contra o demónio do cancro ou outras situações ditas terminais. Pelo contrário! Aqui, escrevemos acerca de doentes oncológicos terminais como o poderíamos fazer acerca de qualquer outra doença. Este artigo pretende dar a conhecer o outro lado do cuidador/familiar do doente terminal, após a morte.

 

A minha Irmã começou com dores de cabeça e depois de muitos exames detetaram um tumor maligno cerebral desconhecido.

 

Na 1.ª cirurgia verificaram que o tumor era muito agressivo e destrutivo. Apenas um laboratório internacional, de Boston, o conseguiu categorizar na família dos sarcomas, mas absolutamente desconhecido.

 

Após um exame mais complexo de âmbito nuclear, o PET,  verificaram que haviam metástases por todo o esqueleto e em vários órgãos vitais.

 

Fui para Coimbra para poder acompanhar e assistir dolorosamente ao sofrimento da minha amada Irmã.

 

Não chegou a 2 meses. Eu e toda a minha família pedimos muito a Deus a Sua Misericórdia para a levar. E assim foi.

 

Agora é tempo de luto, de luto interior, profundo e sentido. O Tempo, esse grande Escultor, esculpirá as dores: a de assistir ao seu imenso sofrimento; a da perda, partida. O esquecimento, esse é que nunca será apagado.

 

   Não obstante a dor, nas palavras deste amigo é percetível a existência de outras perdas. O luto antecipatório foi realizado e agora cumpre aquele que se segue à morte da sua irmã, sobre o qual não podemos determinar a duração ou momento: “O que se segue?”. Sim, nas situações de morte dos doentes terminais é normal que familiares próximos realizem dois lutos, O Luto Antecipatório e o Luto Pós-Morte , artigo que mereceu destaque no CONTIoutraTudo no seu momento.

   É importante que o leitor compreenda que, em casos terminais, mesmo que os parentes e cuidadores próximos relatem “Eu e toda a minha família pedimos muito a Deus a Sua Misericórdia para a levar…”, o equilíbrio não é alcançado após a partida do ente querido (caso esse equilíbrio exista!). Em muitos casos, sobretudo quando o doente apresenta melhorias, apesar deste pedido, lá no fundo há sempre a esperança de um milagre… O apoio dos amigos e da entidade patronal é fundamental.

   Para muitos é difícil entender a importância do tempo para cuidadores e familiares próximos, no processo de luto. Tal como se fossemos adolescentes, sobretudo em lutos demorados. Apenas este “… esculpirá as dores: a de assistir ao seu imenso sofrimento; a da perda, partida.” Em nós, devemos guardar as lições de vida que aprendemos enquanto essa pessoa fez parte do nosso caminho terreno.

Open your heart

 

 

 

Anúncios

6 thoughts on “Doentes Terminais, o Luto e o Tempo

  1. No meu dia-a-dia lido imensas vezes com o fim de vida…
    Só me irrita a forma como o ‘sistema’ está montado. Os paliativos não servem só e apenas para pessoas em fase agónica, servem também para se trabalhar todas estas questões do luto e da perda mesmo com a pessoa ainda viva…. A esperança tem que ser realista e por vezes as pessoas precisam de ser lembradas disto….
    Gostava que esta questão fosse tratada de outra forma por quem (des)governa o país.

    L*

    Liked by 1 person

    1. Concordo plenamente contigo. Mesmo em relação à esperança. Ela existe até ao último segundo.
      Absurda é a inexistência de tais serviços, inclusive nos distritais.
      Bjs

      Gostar

Deixe a sua opinião.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s