A Casa Arde mas Continua de Pé

artigo, artigo da imprensa

Não é fácil encontrar bons artigos sobre o Síndroma de Burnout. Da mesma forma, poucos são aqueles que dele padecem (ou padeceram) e que se disponibilizam para relatar as suas vivências. Represálias, julgamentos pela comunidade geral e laboral, rótulos,… São tantas as consequências.

Quando contactado pela jornalista da revista Sábado para participar num estudo alusivo a este síndroma logo aceitei. É impreterível ajudar outros que possam estar em risco.

Na quinta-feira, constatei que  artigo “A Casa Arde mas Continua de Pé“, da jornalista Lucília Galha, publicado, na revista SÁBADO, n.º 631, está excelente. Foi bom constatar que muita da minha realidade está arrumada em gavetas, ao ler o testemunho de uma médica e de uma outra professora, com vivências idênticas: os comportamentos de risco, a procura e concomitante medo da morte, entre outros …
Comparativamente aos outros intervenientes, a minha participação foi muito reduzida, prova do respeito da jornalista dada a minha condição profissional e eventuais represálias. Deste artigo destaco, relativamente à profissão de professor, o relato de uma colega, a qual usou nome fictício e frisou o bullying exercido por professores nos seus colegas. A este respeito, no ano passado teci algumas considerações. Na altura do diagnóstico do cancro do meu pai fui vítima desta postura. Mas ainda há, como refere a professora no artigo, quem encare-me enquanto competidor. Se me deixassem viver e respirar seria tão bom!

Certo estou de que a minha voz continuará a erguer-se contra as injustiças e a diferença. A perfeição enoja-me.

 

Por correio eletrónico foi-me dada autorização, pela jornalista Lucília Galha, de aqui divulgar o artigo publicado e ao qual pode aceder clicando na hiperligação.

3 comentários sobre “A Casa Arde mas Continua de Pé

Deixe a sua opinião.

