El Cónsul de Sodoma

7.ª arte, opinião

Nesta noite, por mero acaso, ao fazer zapping, deparei-me, na TVEi com o excelente filme El Cónsul de Sodoma, alusivo à vida de Jaime Gil de Biedma (1929-1990), um dos poetas espanhóis mais influentes da segunda metade do século XX. 

Semelhante a ler um livro mas não indicado aos que não gostam de refletir sobre o comportamento humano e muito menos a todos os acorrentados pelo preconceito. Embora cuidadas e delicadas, as cenas eróticas fazem com que este filme seja proposto para maiores de 16 anos.

Vejamos o trailer.

 

 

Su vida es la historia de una contradicción: por un lado, pertenece a la alta burguesía y es ejecutivo de una importante multinacional; por otro, vive su faceta de poeta y homosexual que se rebela contra su entorno familiar e histórico. El sexo, el amor, la literatura y la lucha política son las constantes de una vida que atraviesa una época de rebeldía, violencia y descubrimiento. Es también un retrato de Barcelona de los años 60, en el que desfilan personajes emblemáticos de la cultura y la sociedad catalana progresista, conocida como ‘la Gauche Divine’.

Anúncios

4 comentários sobre “El Cónsul de Sodoma

  1. Que interessante! Pena eu não ter visto aqui, na emissão da TVEi que, imagino, a Sky (empresa de tv por assinatura) oferece aos assnantes. Fiquei mais que interessado. Homoerotismo é uma das palavras-chave de minhas especulações “acadêmicas”, inclusive…! Adoraria poder ter este filme, mas ao que parece, não é possível encontra-lo nos trópicos. Se você pudesse me ajudar a adquiri-lo, ficaria imensamente grato. Que seu domingo esteja sendo tranquilo e reconfortante!

    Curtir

    1. Esta é uma história verídica da vida do poeta. Pena, embora muito diferente mas tratando-se de uma obra literária, A Insustentável do Ser não ter tido direito a este tipo de realização e sensibilidade.
      Sim, o canal também vos é oferecido pela Sky mas com a programação referente à TVE América. Extraí-te o site de São Paulo. Creio que o melhor é entrarmos em contacto com a empresa (TVE), perguntando quando é que a obra será, de novo, transmitida. Não considero o site intuitivo. Por exemplo, se fores à TVEi europa, ontem às 22.30 encontras o nome do programa e não do filme que nele se inseria. No nosso caso, em Portugal, as operadoras que transmitem por satélite (meu caso), utilizam o sinal livre no Hispasat. Então, creio que por isso, o nome do filme não aparecia mas apenas o do programa sem qualquer resumo (o filme foi seguido de um ligeiro “debate”). Enfim, assim não podes colocar legendas, áudio em outro idioma caso exista, etc, etc. Demorei imenso para descobrir o nome deste filme que, mesmo no YouTube não é muito abordado. 😦
      Votos de um bom domingo.

      Curtir

    1. Não foi anunciado, Dulce. Tal como escrevi, vi o filme por mero acaso, ao fazer zapping. Até porque, e por sorte, normalmente, quando vejo TV, opto pelos canais da TDT francesa ou inglesa. Para mim, cinema só tem significado quando me faz pensar, leva-me a diferentes mundos/perspetivas. Histórias “nestum”, como as americanas, que começam e acabam interpretadas de igual forma por todos, e resumidas numa linha nada me dizem.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe a sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s