Alexandre Faria & Nel Monteiro – Retrato Sagrado

música portuguesa

Música popular portuguesa.

Dos ditos cantores pimba, termo que entrou em uso com um tema de Emanuel, em 95, que significa pop, Nel Monteiro é autor e intérprete da 1.ª música que o professor de acordeão me obrigou a aprender por ouvido, Azar na Praia. 

Este tema, Retrato Sagrado, apela ao sentimento. Sente-se! Sobretudo quando já perdemos um dos nossos progenitores, na letra do tema, a mãe, na hora do parto, por forma a dar vida ao cantor/escritor.

Letra

No meu pequeno quartinho
Existe ainda velhinho
Um quadro que nele contem
Um retrato que é Sagrado
E nele fotografado
O rosto de minha mãe

Há dias fui-me deitar
O retrato fui beijar
Como é sempre meu desejo
Vi sua boca mexer
Parecendo crer-me dizer
É tão doce esse teu beijo

Mãe
Tu partis-te e não voltas-te
Mas ainda me deixas-te
O teu retrato por ti
Mãe
O teu retrato tão lindo
Parece que está sorrindo
Noite e dia para mim

Esse retrato tão querido
Tão velhinho e poido
Que minha Mãe me deixou
Quando morreu disse-me ela
Toma-la esta é aquela
Que por ti tanto chorou

Essa joia tão querida
Que para me dar a vida
A sua vida perdeu
Meu Deus vos peço a rezar
Que para recompensar
Dai-lhe um bom lugar no céu

Deixe a sua opinião.

