A Violação como Castigo

artigo da imprensa

Aldeia indiana ordena que duas mulheres sejam violadas e humilhadas para castigar irmão. 

Este é o título de uma noticia no Observador , a qual chamou a minha atenção. A “sentença foi decidida pelo conselho da aldeia, não eleito, como punição por irmão das jovens ter fugido com uma mulher casada e de casta superior. Família está fugida e à espera de proteção”; cita a fonte.

De 23 e 15 anos, estas irmãs parecem ter nascido num país desconhecedor dos direitos e da condição humana. Mais do que rituais, existem valores associados a uma “sociedade de castas” surpreendentes, descontextualizados dos nossos tempos. Desta forma, podemos afirmar que a Índia é um país emergente?

Um irmão das jovens apaixonou-se por uma mulher de casta superior. Esta foi obrigada a casar pelos pais com um homem que não amava mas da sua casta. Depois de casada contra vontade, os jovens decidiram fugir para viver o seu amor.  Como consequência, as irmãs do jovem foram condenadas à violação simultânea e humilhação públicas, o que muito parece agradar à polícia local e elementos de casta superior, como foi comunicado pelo pai das jovens à Comissão Internacional dos Direitos Humanos. Este podia ser o argumento de uma das obras de Shakespeare.

A família e as jovens encontram-se refugiadas. A petição da Amnistia assinada pela irmã mais velha, foi entregue junto do Supremo Tribunal indiano, a pedir proteção para ela e seus familiares. “Conta com mais de 90 mil assinaturas”. No dia 18 de agosto, o Supremo Tribunal ordenou às autoridades do estado indiano de Uttar Pradesh que respondessem ao apelo da jovem até ao dia 15 de setembro. Tal desencadeou maior revolta na aldeia.

A violação é um ato, só por si desumano. Pretender anular o amor existente entre os jovens de castas diferentes, um gesto frívolo.

Anúncios

Deixe a sua opinião.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s