A fonte da sua força nestes momentos dolentes

diário, escrita
Sandálias de verão por Jarmoluk

Sandálias de verão por Jarmoluk @ PX

Longe vão os dias de acalmia.

A turbulência dos ventos impede a reflexão lógica e concisa. As lágrimas, espaço não têm entre uma doente de Alzheimer e um portador de cancro. Ambos, um pouco reflexo da decadência humana. Como se não bastasse, as evidências da demência. Nele, talvez fruto dos tratamentos de quimioterapia e do autotransplante de medula.

300 mg diários de morfina para alívio da dor…

300 mg diários de morfina na destruição de órgãos…

Dois cuidadores e familiares formam um elo. As energias e os mecanismos de defesa vão-se encontrando em ambos. Ela é mais forte e resistente do que ele. Algo que nem sempre compreende, admirando-a, uma vez que, também ela  percorreu o turbulento “caminho do cancro”, pouco tempo antes do marido. Muitos foram os verões e invernos durante os quais, em silêncio, ambos os cuidadores sofreram, nas mãos daquele que a Guerra do Ultramar afetou mas tal nunca aceitou. Pouco tempo, antes das evidências da doença oncológica, os pesadelos eram tão óbvios.

Hoje, no período da tarde, a fonte da força dela foi descoberta pelo cuidador. Na verdade, parece não se tratar de uma “fonte” mas “imunidade”.

Ao conversar baixinho, com uma vizinha disse:

“Há 44 anos atrás, por esta altura, o meu primeiro filho estava a sair do bloco operatório, em Lisboa. Logo me foi dito, porque assim pedi, que não sobreviveria muito mais tempo. Está a ver, um filho?! Algo que é nosso?!

Foi deixar passar o tempo, acarinhando-o, em sofrimento, até que morresse. A partir daí, ganhei uma força que, sei lá,… Faz com que aguente todas estas coisas e muito mais.”

Mas todos temos um limite.

Por acaso, ela é a minha mãe.

Desde que nasci, a perda que referiu sempre esteve presente.

Anúncios

4 comentários sobre “A fonte da sua força nestes momentos dolentes

  1. Páginas de um diário escrito com as tuas lágrimas e gritos.
    Também tu tens sido forte.Espero que continues a mostrar essa tua força escondida, mas que te faz lutar. Que o exemplo da tua mãe te faça renovar .

    Curtir

    1. Sem dúvida!

      Mariel
      sff, dê uma espiada no tema que acabei de utilizar. Parece-me mais interessante e funcional. Só não sei se o devo manter. Algumas coisas ainda terei que alterar nos widgets das sidebars.

      Curtir

Deixe a sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s