Noitadas podem prejudicar desenvolvimento do cérebro

artigo da imprensa, Artigos
Menina cansada @ Pixabay

Menina cansada @ Pixabay

Para uma criança de tenra idade, deitar tarde ou quebrar as rotinas da hora de dormir pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro, segundo um estudo divulgado pela BBC.
As conclusões sobre os padrões de sono no cérebro das crianças são de um estudo realizado no Reino Unido em mais de 11 mil crianças de sete anos.

As crianças que não tinham uma hora regular para dormir ou que iam para a cama depois das 21.00 apresentavam menos capacidade para resolver problemas de matemática e de leitura.
Foram reunidos dados sobre crianças com idades de três, cinco e sete anos e concluiu-se que a sua aprendizagem estava relacionada com os hábitos de sono.
As crianças que apresentavam as piores horas de ir para a cama na sua maioria tinham três anos, onde uma em cada cinco tinha diferentes horas de ir para a cama.
Com a idade de sete anos, mais de metade das crianças tinha um horário regular de ir para a cama entre as 19:30 e as 20:30.

A falta de sono pode perturbar os ritmos naturais do corpo e prejudicar o desenvolvimento cognitivo e forma como o cérebro aprende novas informações, segundo os autores do estudo.
Os investigadores, liderados por Amanda Sacker da Universidade College London, afirma que possivelmente a inconsistência na hora de ir dormir estava associada configurações familiares caóticas e era isso, mas do que o sono interrompido, que tinha mais impacto sobre o desempenho cognitivo das crianças.
O estudo foi publicado no Journal of Epidemiology and Community Health.

Artigo extraído de “Noitadas” podem prejudicar o desenvolvimento do cérebro, em 13/07/2013, às 20h.23min. Escrito por Paula Mourato, em 9 de julho, no DN Ciência.
Anúncios

Deixe a sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s