Portugueses Começam a Ter Relações Sexuais aos 16

educação, saúde

O suicídio das mães

“A maioria dos estudantes portugueses começa a ter relações sexuais aos 16 anos e dizem sentir-se à vontade para comprar preservativos, mas são os alunos que tiveram educação sexual nas escolas que têm comportamentos sexuais mais seguros.

Estes são apenas alguns dos resultados do estudo nacional sobre sexualidade e saúde sexual e reprodutiva em estudantes universitários portugueses realizado pela equipa do projeto Aventura Social, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa, que hoje é apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian.

Depois de entrevistados 3.278 jovens, com uma média de idade de 21 anos, os investigadores concluíram que a maioria (83,3 por cento) dos estudantes universitários é sexualmente ativa e 79,2 por cento teve a sua primeira relação sexual a partir dos 16 anos (inclusive).

Homens e mulheres sentem-se confortáveis a comprar contracetivos, tanto em lojas comerciais como em centros de saúde, e a trazê-los consigo, revela a investigação, que aponta a pílula e o preservativo como os métodos mais usados (70,4 e 69 por cento, respetivamente).

Mesmo sob o efeito de drogas ou álcool, os entrevistados acham que não têm dificuldade em usar preservativos e acreditam que nesses estados conseguem recusar ter relações sexuais desprotegidas, refere o trabalho financiado pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA e Alto Comissariado da Saúde.”

Extraído de Diário Digital em 14/04/2011 às 12h 23min

Anúncios

5 comentários sobre “Portugueses Começam a Ter Relações Sexuais aos 16

  1. Afortunadamente es el signo de los tiempos, cuando yo tuve 16 años, era impensable tener relaciones sexuales, y mucho menos tener acceso a contraceptivos, eso redunda en una mejora social, hay menos embarazos no deseados y enfermedades.Un abrazo

    Curtir

  2. Mariz e Pinguim,associo as vossas opiniões. É importante que se saibam proteger mas, em meu entender, é importante que se saibam entregar e sentir. Esta última parte parece-me o mais difícil…Abraço,paulo

    Curtir

Deixe a sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s