A Nossa Bissexualidade

educação, literatura, sexualidade

Não espere polémica nesta publicação. No entanto, solte a sua mente de preconceitos, crenças e valores que lhe foram impostos pela sociedade, através dos fenómenos de socialização e educação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu sexualidade como a energia motivadora que nos conduz à procura de afecto, carinho,… . É apenas na segunda parte deste conceito que se encontra esboçado o acto físico, sem descuidar a componente psíquica. Em Portugal, nas Escolas, a Educação Sexual tem vindo a dar os primeiros passos, esquecendo a dimensão do prazer…

Como educador, fascinado por Psicologia, no ramo das Ciências da Natureza, estou a ler o delicioso livro de Didier Dumas (2010), A Sexualidade dos Adolescentes Contada por Eles Próprios, da Editora Bizâncio (cf. imagem – 1ª edição). Ainda não conclui a leitura de toda a obra. Gosto de saborear cada página, cada parágrafo!… Convido-o pois a adquirir esta obra na qual Didier, um psicanalista, dá a palavra aos jovens e ao adulto (ele mesmo).

O que pensa acerca da nossa potencial bissexualidade?

Didier Dumas (2010, p. 45)  defende:

“(…) Se o  Édipo se realiza normalmente, integramos o nosso sexo físico entre os 3 e os 6 anos, mas, mentalmente, permanecemos todos bissexuados, embora não tenhamos consciência disso. Nessa idade, a maioria das crianças aceita o seu sexo. Só algumas o recusam, como as que se tornam transexuais. …
Ainda que os homossexuais possam hesitar entre os dois sexos, só desejam as pessoas do mesmo sexo.
(…) Se não fôssemos mentalmente bissexuados, não poderíamos compreender o outro sexo. (…) “.

Anúncios

7 comentários sobre “A Nossa Bissexualidade

  1. "(…) Se não fôssemos mentalmente bissexuados, não poderíamos compreender o outro sexo. (…) ".UAU! Isso aí é um papo pra horas… adorei o tema!Gosto de gente, gosto de me relacionar com as pessoas, sou aberta a todo tipo de conversa, no dia a dia sempre me relacionei melhor com os homens, tenho atração fisicamente por homens, embora eu considere o corpo da mulher mais atrativo. Quando puder, vou adquirir o livro… valeu a dica!Beijos.

    Curtir

  2. Paulo n sei se já leste #OS TRÊS ENSAIOS SOBRE A TEORIA DA SEXUALIDADE # de FREUD . Biblia de todos os estudos sobre a sexualidade . Aí é explicita a teoria da bissexualidade .

    Curtir

Deixe a sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s