Depressão: a doença dos “Totós”?

Artigos, educação
xavier-dolan-defend-son-clip-college-boy-indochine-et-attaque-le-csa_reference
A palavra “depressão” tem vindo a generalizar-se de forma pouco correta, o que a banaliza. Esta situação não é apenas da responsabilidade da população desconhecedora do seu significado. Também alguns médicos a “diagnosticam” quando na presença de situações de tristeza ou melancolia  (quantas vezes para satisfazer as estranhas carências de alguns “doentes”).
O estado depressivo caracteriza-se pela condição de profunda tristeza e melancolia, com caráter duradouro, ao que acresce ainda a angústia, sensação de vazio e falta de prazer. Este estado é pois de origem neurológica, associado a  sintomas vários, carecendo de tratamento junto a um técnico especializado. É aqui que surgem outras situações  problemáticas associadas à doença: as consultas e tratamentos são dispendiosos, os efeitos secundários do tratamento fazem-se sentir e existem situações na qual surgem a dependência dos fármacos. Como se tal não bastasse, o portador de depressão é encarado pelos que partilham o seu mundo como fraco, “maluco” e detentor de fragilidades características de quem é muito sensível ou fraco.
Neste contexto, perante as vivências plasmadas, é no(a) melhor amigo(a) e no técnico especializado que o portador da doença encontra o seu porto de abrigo.
Mas existe apenas um tipo de depressão?
A resposta é não pois várias são as suas causas, as quais podem surgir isoladas ou não. Pode pois ser devida a fatores hereditários, orientação sexual, consumo de drogas, situações quotidianas, estilo de vida e hábitos, bullying , etc..
Na sua terapêutica, à parte farmacológica, sempre recomendada pelo médico/técnico,  deve-se associar a prática de exercício físico, consumo – se necessário – de suplementos alimentares, psicoterapia e a colaboração com o psicólogo/psiquiatra/neurologista na mudança de comportamentos.
Se quiser saber mais clique nos links :
Anúncios

Deixe a sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s