Desinteresse

diário
A internet sempre despertou em mim grande interesse. O reviver momentos passados, através das músicas e a partilha de emoções, nos blogues, foram os pontos fortes. Cheguei mesmo a ser viciado!
Atualmente assisto à dissolução de todo esse passado. Nos blogues, não há interação graças ao elevado número de plataformas que os suportam; os vídeos são frequentemente removidos do youtube, por violação dos direitos de autor (o que invalida muitos dos nossos posts); no Facebook nada fica registado para recordar como acontece em plataformas como o multiply ou blogspot; e….
Definitivamente, a sociedade sem valores absorveu-me.
Nos momentos de lazer, utilizo a internet para:
– consultar o meu correio eletrónico e manter a correspondência;
– visitar o multiply, o facebook/hi5, um blogue de Tv e o tumblr.  
De outros sítios eletrónicos nada sei, pareço alheio ou desinteressado.
 Estranho!
 
(Texto escrito de acordo com o Novo Acordo Ortográfico a entrar em vigor em 2012)
14 comentários sobre “Desinteresse

  1. a eu preciso fazer uma ginastica danada para manter os blogs que tenho, o multi é para mim como dizem nossas amigas, um parque de diversoes, mas tenho que atualizar minha home, posto poemas em dois blogs, fotos em 4, fora os da pintura e troco email com amigos e discuto sobre trabalho também por email e alguns outros mais, ufa aja tempo para tudo :))

    Curtir

  2. Paulo, você tocou em um assunto que há tempos me incomoda…o vazio na Internet, apesar de tantas opções…já foi melhor, não sou saudosista, mas sinto o mesmo que você. Realmente, não compreendo o fascínio do Facebook, para mim é um saco! Por todo lado, vetos de download, vetos no YouTube…em uma Internet que já foi de todos, hoje está sendo policiada. O Multiply ainda é um reduto de partilhas, espero que não mude, mas vai que a moda do "vazio" tipo Facebook pega por aqui? eu simplesmente desapareço! rssssBeijos amigo, adoro quando você escreve o que lhe vai no coração.Boa semana e la nave va….. 🙂

    Curtir

  3. É mesmo um despertar Paulo , uso tantas coisas que as vezes me perco também nesse 'desinteresse' rss … Mas como o multiply não há , não sei o motivo , mais adoro esse meio de comuniação mais que os outros … orkut, blogspot, twitter, enfim … dentre outros que também nada sei , facebook por exemplo, criei uma conta e nunca usei ele e nem sei como faz! rs

    Curtir

  4. Aí está uma das vantagens do multiply: nele tudo se pode encaixar.Mas bem sei que o Tumblr e o wordpress são, por exemplo, outros elementos de referência, nos quais vamos ao encontro do outro público. Por outro lado, são agradáveis de manusear (sobretudo o tumblr – não sei se conhece). Mas tb eu já fui como a Vilma: Multiply, wordpress, myspace, blogspot. Apenas mantive o myspace (somente para as fotos).Porém, digo-lhe: continue. Acredite que queria continuar com essa energia para me manter em vários blogues, fazer fotos,… Agora, nem para assistir tv por cabo tenho paciência. Por isso, o erro é meu!Bjs

    Curtir

  5. É exactamente isso o que sinto em relação ao youtube. Ainda há pouco estive a apagar posts que fiz com músicas de lá, usando o player deles. Evito apagar qq post que tenha comentários pois considero uma falta de respeito para quem interagiu. Na verdade, o dailymotion parece-me muito superior (em qualidade de som, imagem, na manutenção dos vídeos…). Mas como dizes e concordando contigo, a internet já não é de todos! Não entendo qual é o problema de divulgarmos videoclipes: estamos a dignificar e a mostrar o quanto apreciamos os criadores do Alimento da Alma. Não é como piratear um cd ou dvd!Há cerca de 2 semanas recebi um mail de uma fotógrafa reclamando um post meu, no qual utilizei uma das suas fotos. Ora a foto utilizada, na secção "links" servia para conduzir os leitores/cibernautas ao sítio electrónico da fotógrofa em causa. Em vez de ver que estava a elogiar o seu trabalho, chamou-lhe "decorar o meu blogue com fotos" (era só 1) "dela!". Claro que logo respondi, após apagar o post, com a vergonha que sinto em ser português. Só depois pensei: -"Terá o plágio nela se iniciado em relação a qualquer outro autor?". Não compreendo este egoísmo para com a utilização de fotografias, por exemplo. Paulo César é um excelente fotógrafo português de nus masculinos que sempre autoriza que as suas fotos ilustrem os textos/posts. O que importa é a relação conteúdo/fotografia! Se o autor de um texto se despe ao escrever e é do sexo masculino, em função do que escreve pode ilustrar com um nu masculino.Talvez um dos problemas do nosso multiply esteja na dificuldade em deixar comentários: apenas pode fazê-lo quem estiver registado! Pessoalmente ainda não encontrei plataforma melhor. Há uma semelhante: a ipernity.No facebook apenas considero interessante receber as manchetes dos jornais e o poder enviar músicas, flores ou chocolates virtuais aos amigos. De resto… Quantas vezes olhei para a plataforma e me interroguei: afinal para que serves?Mas há uma verdade a ter em conta aqui ou no FB: sou muito selectivo nos contactos. Talvez seja prejudicial mas se não me identifico com as pessoas ou descubro traços xenófobos não estabeleço a ligação de "amizade" ou a elimino da minha lista de contactos.Bjs mil.

    Curtir

  6. É a plataforma mais completa que conheço a par do ipernity.O Myspace, por exemplo, é tão falado mas acho-o consfuso e pouco apelativo ao usuário. O orkut nada me diz: é um meio de se meterem na nossa vida e de nós nos metermos na vida dos outros. Quanto ao twitter, em meu entender, precisa de ser reestruturado. Neste meu desinteresse apaguei a conta que lá tinha.O FB requer algum tempo para começar a ser usado com privacidade e segurança. Também não me seduz muito, com aquele fundo branco, sempre branco…

    Curtir

  7. Paulinho, sinceramente, não sei como você consegue administrar tanta coisa……rsrsPra mim, apenas o Multiply, e já chega.Sinto o meu tempo roubado de uma boa leitura, uma boa música.Fico aqui por causa das boas trocas que ainda temos, e aí, concordo com você, se houver mais restrições, acabamos no esvaziamento total.Beijos

    Curtir

  8. Paulo, acredita que há uns meses atrás, eu publiquei um poema lindo que encontrei em um blog na Internet, coloquei todos os créditos no post: autor e editora, de tão lindo, muitos dos meus contatos comentaram.Acredita que por cargas d'água o autor localizou o post e veio tirar satisfações comigo, com que autorização eu publicara?Respondi-lhe: "meu amigo, você escreve muito bem, tanto que atrevi-me a publicá-lo no meu Multiply, no entanto, você é um completo desconhecido, pensei que me agradeceria por divulgá-lo, e seu poema está disponível na Internet.Fique despreocupado, seu poema será deletado, passe bem e me desculpe o atrevimento." É como a fotógrafa que citou, será que não percebem que nada ganhamos por divulgá-los? há autores e artistas que ainda não compreenderam a penetração da Internet, esses estão perdendo o bonde da História, pode crer, Paulo :-)Beijos amigo querido, até amanhã.

    Curtir

  9. Gostei da palavra "lucidez". Sim, eu que habitualmente sou tão "filosófico" escrevi este desabafo de forma sentida, sem recorrer a figuras de estilo, traduzindo a minha tristeza para com as redes que encontramos na internet. Claro que, e como sabes, entre uma rede e um blogue, valorizo o último. Para mim, o multiply não é uma rede pois não tem características de FB ou Hi5. Aproveito para te deixar uma pergunta acerca do novo acordo ortográfico: ontem, no programa de Miguel Sousa Tavares ouvi-o dizer que se deu o início do período experimental do novo acordo ortográfico. Devo começar a aplicá-lo nas fichas dos meus alunos ou existe alguma probabilidade que o mesmo venha a ser revogado?Abraço,Paulo

    Curtir

Deixe a sua opinião.

