Esgotei

diário
Burnout

Burnout


Questiono-me acerca do poder das palavras, do dever e das possibilidades que acarretam consequências. Esta minha escrita sempre tão pessoal, despida, íntima…
Afinal por que escrevo, para além de procurar aquela terapia que apenas a música, o chocolate e o chá quente me dão, nas tardes de chuva?…

Hoje esgotei. Definitivamente não me consegui levantar para ir trabalhar.
Pensei muitas vezes na Carla, colega de Estudo Acompanhado, e na desilusão provocada na minha direcção de turma, à espera de outra Aula Experimental, já ontem agendada e preparada na plataforma Moodle. Mas o ser humano tem limites.
Foi dia de desligar o telemóvel, após telefonar para a escola e definir as actividades para o professor substituto, e embrenhar-me na sinusite que há meses me invade. Ela invade-me mais e mais numa sala de aula, onde lecciono Estudo Acompanhado e Formação Cívica. Sim, trata-se de uma daquelas salas das quais não se ouve falar nos noticiários: quadro com pau de giz de péssima qualidade, mau cheiro, pouca luz, má ventilação e pouco espaço.  Mas os professores portugueses não podem adoecer nem faltar.  Mas saberá, a Sr.ª Ministra, há quanto tempo faço os tratamentos, sem resultado, para a sinusite crónica e a recomendação para frequentar as termas (sendo esta a época ideal)?
Das loucuras da educação não me apetece falar. É curioso: quanto mais sinto que das mesmas não posso escrever nem falar, maior é a minha tendência e predisposição para. Antes, trabalhava com a melhor e a pior turma do Agrupamento onde estive colocado.  Actualmente deparo-me com crianças e adolescentes  cujo futuro vejo incerto.
Esgoto nas palavras de um lamento, do choro que não quero permitir…
 
Deixe a sua opinião.

